AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. O modelo AIDA de marketing basicamente serve para dar aquele empurrãozinho em clientes indecisos e incentivá-los a avançar pelo seu funil de vendas.
Se você pouco conhece sobre o método AIDA, tenho uma analogia que certamente vai ajudar.

Pense no seguinte: qual a semelhança entre o universo cinematográfico e o marketing?
Você não sabe? É bem simples.
No mundo do cinema, um roteiro ruim vai resultar em um fracasso de bilheteria.
Pode ter um alto investimento, efeitos especiais, atores famosos, mas o fim é sempre o mesmo.
Afinal, não há dinheiro no mundo que torne um filme menos ruim do que ele foi escrito para ser.
Algo bem parecido acontece com o marketing.
Se você não contar uma boa história, as chances de conquistar leads e vendas são pequenas.
Pode gastar muito – e gastar mal – e nem assim vai tornar sua estratégia mais atrativa ao público.
O problema talvez nem esteja na ideia em si, que pode ter potencial, mas na forma como é proposta.
É nesse contexto que o modelo AIDA entra em cena como uma fórmula para validar suas ações e garantir um final feliz com seus clientes.
Conclusão
Você viu neste artigo que o modelo AIDA, apesar de simples, é uma excelente forma de guiar seu público através do funil de vendas, estimulando a ação.
Quando bem estruturado, o método dá as diretrizes corretas para a equipe de marketing atingir o público-alvo com a mensagem certa em cada um dos pontos de contato, comuns a toda a jornada do comprador.
Além disso, é uma fórmula validada para envolver, persuadir e converter consistentemente clientes em potencial.
Muitas marcas já têm usado o AIDA para conquistar e fidelizar clientes.
Que tal a sua ser a próxima?
Aproveite para deixar seu comentário e responder: qual das etapas desse modelo é a mais difícil para o seu negócio?