O Que é AIDA? Entenda Como o Modelo de Marketing Pode Transformar Suas Vendas

O Que é AIDA? Entenda Como o Modelo de Marketing Pode Transformar Suas Vendas

AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. O modelo AIDA de marketing basicamente serve para dar aquele empurrãozinho em clientes indecisos e incentivá-los a avançar pelo seu funil de vendas.

Se você pouco conhece sobre o método AIDA, tenho uma analogia que certamente vai ajudar.

Pense no seguinte: qual a semelhança entre o universo cinematográfico e o marketing?

Você não sabe? É bem simples.

No mundo do cinema, um roteiro ruim vai resultar em um fracasso de bilheteria.

Pode ter um alto investimento, efeitos especiais, atores famosos, mas o fim é sempre o mesmo.

Afinal, não há dinheiro no mundo que torne um filme menos ruim do que ele foi escrito para ser.

Algo bem parecido acontece com o marketing.

Se você não contar uma boa história, as chances de conquistar leads e vendas são pequenas.

Pode gastar muito – e gastar mal – e nem assim vai tornar sua estratégia mais atrativa ao público.

O problema talvez nem esteja na ideia em si, que pode ter potencial, mas na forma como é proposta.

É nesse contexto que o modelo AIDA entra em cena como uma fórmula para validar suas ações e garantir um final feliz com seus clientes.

Conclusão

Você viu neste artigo que o modelo AIDA, apesar de simples, é uma excelente forma de guiar seu público através do funil de vendas, estimulando a ação.

Quando bem estruturado, o método dá as diretrizes corretas para a equipe de marketing atingir o público-alvo com a mensagem certa em cada um dos pontos de contato, comuns a toda a jornada do comprador.

Além disso, é uma fórmula validada para envolver, persuadir e converter consistentemente clientes em potencial.

Muitas marcas já têm usado o AIDA para conquistar e fidelizar clientes.

Que tal a sua ser a próxima?

Aproveite para deixar seu comentário e responder: qual das etapas desse modelo é a mais difícil para o seu negócio?

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